Queridos,
Aqui segue um e-mail que pretende explicar em que pé estamos com a r e v i s t a.
Como todos nós sabemos, no último mês tivemos uma rodada via e-mail de idéias, opiniões, fragmentos de trabalhos (textos, fotografias, desenhos), sugestões e até um certo “ensaio geral”, proposto por quem seria o “curador da vez”, neste caso, Lucas, com sua proposta de edição voltada para a temática: Exílio.
Bem, depois disso, houve uma convocatória geral para um uma primeira reunião.
Aqueles que compareceram debateram linhas gerais do projeto editorial da r e v i s t a, e elaboraram um certo planejamento de trabalho, tendo em vista a discussão que percorreu e procurou responder a várias perguntas, tais como:
Quem somos os que compomos o núcleo dito fixo da r e v i s t a?
Quem são os que compõem o núcleo de colaboradores?
Quem são os editores responsáveis?
Qual a produção dessa gente, isto é, a produção abrange literatura, cinema, artes visuais, música e algo mais?
Como devemos estruturar o formato do site que alojará a r e v i s t a, qual a melhor forma de subdividí-lo, em seções, em autores, etc?
Qual deve ser a periodicidade da revista?
Como dividimos as tarefas - alimentação do site, desenho do site, convite e diálogo com colaboradores convidados para as edições temáticas propostas por um de nós enquanto curadores, em regime de revezamento (conforme concordamos em e-mails anteriores) ?
Enfim, estas e outras questões estão na nossa panela, algumas um pouco mais claras que outras, ainda em debate. Algumas talvez só se concluam na própria fatura da r e v i s t a.
Por enquanto, por tanto, o que precisamos saber de todos os que estão nessa lista de e-mails é de que forma pretendem participar da r e v i s ta.
Ícaro e Francine serão os editores responsáveis.
Se alguém mais tem interesse de assumir esse posto essa é a hora de se manifestar.
Os demais, o mais importante é que digam, em primeiro lugar, onde querem estar na r e v i s t a e de que forma, ou seja: qual o tipo de material que pretendem colocar em circulação na r e v i s t a, (poesia, prosa, crítica, desenho, fotografia, cinema, de tudo um pouco?) e em que núcleo pretende se situar, se no núcleo fixo de editores-colaboradores, ou se no núcleo de colaboradores.
Os editores-colaboradores do núcleo fixo irão, em regime de revezamento, assinar a curadoria a cada número. Essa curadoria será feita, é claro, em diálogo, com os editores responsáveis. Além disso, quem faz parte do núcleo fixo de editores-colaboradores deverá colaborar com suas produções em todos os números da revista. Pois, farão parte de um quadro fixo, por assim dizer, e por tanto, sempre terão espaço, em contrapartida, a despeito de contratempos, devem arcar com o compromisso de enviar um material a cada número da r e v i s t a.
O núcleo de colaboradores funciona de modo diferente, serão autores que apenas esporadicamente contribuirão com sua produção para a r e v i s t a, estarão sujeitos a alguns critérios, tais como, espaço disponível, identidade temática, etc.
Enfim, esses aspectos levantados neste e-mail não abrangem tudo o que discutimos ou o que estamos intentando com a r e v i s t a. Por exemplo, estamos, a medida que vamos tendo clareza de algumas coisas tentando definir um certo ‘perfil’ da r e v i s t a, isto é, uma certa linha editorial, tão logo tenhamos articulado melhor as idéias a esse respeito, escreveremos a todos e estamos, é claro, abertos às sugestões e participações. Temos percebido é que isso vai se desenhando aos poucos... E quem participa e como participa do projeto, é claro, vai definindo isso junto com a gente.
Para avançarmos, aguardamos a resposta de vocês, discutindo o que propomos e apresentando-se em um dos núcleos.
Estamos pesquisando ainda como, quando e quem fará tecnicamente o site.
Estamos inclinados a fechar o primeiro número da revista entre junho e julho de 2009.
Temos em vista convidar ainda alguns autores que não estão nessa lista, e isto se estende a todos nós, ou seja, nesse momento em que ainda não fechamos os núcleos fica aberto a todo mundo indicar nomes.
Abraços e Beijos